Seguidores

quarta-feira, 3 de julho de 2019

Oh Meu Deus 100 Milhas #ViriatoOuNada

Oh Meu Deus 100milhas + 40km 

#ViriatoOuNada

Fiz tudo certo, sinto que não falhei em nada, e mesmo assim, acabei por vestir a camisola de DNF.

Cheguei de véspera, com tempo de sobra, dormi num sitio fantástico, jantei num sítio espetacular, levava a companhia de sonho, e mesmo assim o destino quis que provasse do "Fel" da Serra da Estrela.

(Aldeias de Granito)

No Briefing, caras conhecidas destas andanças "gigantes", quase todos cheios de experiência e á vontade numa prova de 100 milhas, e por incrível que pareça, em momento algum tive dúvidas que não iria chegar a meta, estava confiante, que iria ser um dos VIRIATOS, que iria ser um dos, que iria completar os 200 km´s do Oh Meu Deus, mas sempre assumi, e disse a boca cheia, que ou seria Viriato, ou não seria NADA.

O Arranque de prova pelas 16.00h é fantástico, partimos de dia, mas depressa entra a noite, o que nos permite puxar dos galões pelo por do sol e baixar o passo de noite, ao amanhecer, temos 15 hora de prova e nem demos por elas passarem, pois o amanhecer, traz sempre uma boa energia, Ah, o amanhecer na Serra da Estrela foi das coisas mais bonitas que presenciei numa prova até hoje.

(Partida Oh Meu Deus 100 milhas)


A noite não me trouxe qualquer dificuldade, a não ser o frio BRUTAL que tivemos de enfrentar em Junho, era de cortar a respiração, levei roupa suficiente desta vez, mas ainda assim, a noite estava perigosa, o frio trazia com ele o sono, o vento e o nevoeiro que se faziam sentir nas zonas mais altas de prova encurtavam-nos a visão para um alcance de não mais de 10 metros, era perigoso e desconfortável.

De Base em Base o desgaste ia-se acumulando de uma forma brutal, nunca senti cãibras em toda a prova, mas o corpo estava cansado, não conseguia correr como queria, apenas nas subidas me sentia melhor. Quando saio do abastecimento do Km 50 aproximadamente, em Balocas, começo a sentir que umas das virilhas vai a criar uma "assadura"..

-O que? É impossível, com 150km pela frente até ao fim, é cedo demais.



Só tinha muda de roupa dali a 56km, teria de medir muito bem o esforço para não sofrer as consequências de uma assadura, de uma forma ou outra, tentava ajustar os calções de forma a minimizar o estrago, mas por incrível que pareça, com o passar dos km´s, estava cada vez mais insuportável conseguir correr naquela situação, o anti-fricção, não ajudava em nada, a água das ribeiras geladas que ia encontrando no caminho aliviava, mas não me solucionava o problema…

KM80, olhei para o relógio, e pela primeira vez, pensei, vou desistir.
Não  disse a ninguém, mas estava pronto para o fazer, estava a chegar a um limite que não queria, ou não estava disposto a ultrapassar.
Tinha um abastecimento ao km 86, era ali que ia ficar…



Ao chegar ao abastecimento de Alvoco da Serra, que por sorte, foi sem dúvida o melhor casamento onde já estive, não me faltava nada, tinha a minha mulher, uma mesa cheia de coisas boas, disse-lhe que ia desistir, disse-me que não me deixava…

Eu queria pelo menos chegar a Torre, a Torre, na Serra da Estrela, é como o Papa em Roma. Para mim, tinha de chegar a Torre, tratei da virilha, que estava cada vez em pior estado, reabasteci bem a mochila, dali a Unhais da Serra, eram só 10 km´s, mas com 1000 metros de desnível positivo pela frente, calculei 3 horas para este troço, percebi que era impossível, quando ao final de 1 km de ter deixado o abastecimento, tinham passado 20 minutos… Arrependi-me de não ter desistido ali, teria sido o mais sensato, e teria evitado o "escalar" de uma das maiores ascensões da prova e uma descida demolidora.



Em unhais da Serra, caiu-me a ficha, e as forças todas ao chão, estava de rastos, mas cada vez mais perto pelo menos da Torre, só queria chegar a Torre, dali ao próximo abastecimento a coisa prometia ser mais branda, eram 9 km, mas com apenas 400 metros de desnível, que numa situação normal, se fariam em 45 minutos, ali, transformaram-se em mais 2.30 horas, mas era mais uma das Bases Vida.

Em Cortes do Meio, num pavilhão, com BANHOOOOOOOOOO, a moral subiu-me, ia poder tratar desta virilha em condições e só parava na meta, achava eu…

Esta parte é estranha, "SÓ LÊ QUEM QUER"

Ao despir os calções percebo que o problema que vem a originar aquela mágica assadura, é uma das pontas daquele cordão que os calções têm a cintura, e que eu nunca costumo atar, e que NUNCA me fizeram tal travessura até a data, um erro de principiante, como é possível fazer 50 km´s sem perceber o que se passava? Fácil, o cansaço era demais e a cabeça não agia como devia.

Pensei que resolvia o problema, mas era tarde demais, o estrago estava feito, calções novos, meias novas, sapatilhas novas, até a Torre tens 18 km e 1800 metros de desnível para enfrentar, mas de lá até a meta, é sempre a descer.



Ao deixar Cortes do Meio, com 106 km´s e 28 horas de prova, as contas são fáceis, não ia ser este ano que me tornava VIRIATO, mais um murro no estomago de quem vai para além do limite, a subida a torre foi demolidora, teve uma paragem a meio para uma sesta de 15 minutos, por mais que andasse, a subida tinha sempre mais uns metros para percorrer.

Ao km 119, tínhamos um abastecimento intermédio, apenas a 5 km da Torre, estava o sol a começar a desaparecer, vesti a roupa de noite novamente, acreditava que chegava a Torre e seria sempre a descer até a meta, sai dali sem ohar para o chão, fiz 5km quase sempre a olhar para onde queria chegar, a Torre da Serra da Estrela, por uma subida onde não passam nem as cabras acompanhada de uma ravina a esquerda, fazem-nos perceber a grandiosidade da Estrela, mas mete-nos medo, 30 horas em dormir, transportam-nos para uma dimensão muito muito além do que a maioria imagina…

Torre da Serra da Estrela, km 124,5.

#ViriatoOuNada

Há carne neste abastecimento?

-Moelas? Pode ser, quero 10 pratos 😂😂😂

Sentei-me num sofá, comi em condições, sabia que ia desistir, e deixar por fazer, o mais fácil de toda a prova, os 35km´s finais a descer, mas ia desistir.
Disse a minha mulher, só me faltava a coragem para o dizer ao parceiro com quem dividi 124,5km.

Que mesmo após saber que eu ia desistir, me fez ver a realidade:

-"Tu podes desistir, a prova está feita, fizeste o mais duro, mas lembra-te de uma coisa, tens de ter a certeza de que amanhã de manhã não te arrependes desta decisão"

Desisti, DNF ao km 124,5 com 33.12 horas de prova!



A prova não acaba aqui….

A caminho do Hotel,  a minha mulher disse-me que tinha algo para mim, por ter desistido.
Mesmo após 33.00 horas por caminhos de loucos, de dia e noite, sem dormir, a assegurar que nada faltava de PAC em PAC, ela tinha algo para mim..

A medalha mais pesada e mais valiosa de sempre, ela tinha uma medalha para mim.

"You´re a Winner"

(A medalha "You´re a Winner")

A Serra da Estrela, venceu-me a passos largos, do primeiro ao último km, nunca senti ter o controlo necessário sobre a prova, nunca senti que iria conseguir.
Mas trago uma experiência BRUTAL, voltarei, e a semelhança deste ano, #ViriatoOuNAda, um dia trarei um dos escudos para o Alentejo.



Agora, e já mais recuperado, trato de temperar a próxima aventura, que vai ser mais um bom petisco 😎

Sem comentários:

Enviar um comentário

Portugal 281+ Ultramarathon

Bem vindos amigos, á mágica Pt281+ Ultramarathon Sentem-se, confortáveis, vou tentar levar-vos a viajar numa das maiores aventuras qu...