Seguidores

terça-feira, 18 de junho de 2019

Deixei Para Trás Quem Me Levou Em Frente

OhMeuDeus 2019

….Não, ainda não é sobre a prova;
Nem sobre como foi a minha participação;
Muito menos como foi a minha desistência….

É sim, sobre quem eu deixei "para trás", depois de me ter levado para a frente.

Na partida, há sempre caras conhecidas, de aventuras anteriores, aqueles tipos, que chamamos de amigos, que apenas conhecemos e convivemos nestas ocasiões.

Estava lá o Pedro, um tipo á maneira, se tivesse de o adjetivar, seria como, "pacato".

O Pedro, "carregou-me" na minha segunda prova de 3 dígitos, em Sicó 111km, a 15km da meta, quando já era difícil andar, o Pedro apareceu, e prescindiu do passo dele para me dar uma ajuda, eu que na altura não fazia a mais pequena ideia do que eram as provas de 100km e mais…

O Pedro estava lá, na partida do OhMeuDeus, de cedo me disse que estava ali apenas para treinar, e que ia apenas fazer os 160km. 
Partimos praticamente juntos, pusemos a conversa em dia nos primeiros km´s, e o ritmo que levávamos agradava aos dois.

Ao final de 2 ou 3 abastecimentos, começamos a esperar um pelo outro, nestas andanças é mais fácil acompanhado do que sozinho, ia-mos trocando a dianteira, quem estava melhor, "puxava a carroça".
Foram muitas as horas, e os km´s que partilhamos, 124.5, para ser exato, disse-lhe em determinado ponto da prova que iria desistir, perto do km80, não me estava a "saber bem" a prova. Disse-me que isso já passava, que seguíamos mais devagar, tudo fez para me levar em frente, esperava por mim sempre que fazia falta, ambos fomos abaixo, ambos estivemos fortes.

Ao km100, comecei a carregar o peso nos ombros de não poder desistir, não podia deixar o Pedro seguir sozinho, também ele, estava cansado, com sono, chegamos a parar a meio de uma subida para ele dormir uns 5 minutos, não o podia deixar seguir sozinho, depois de todas as tentativas que ele fez para me manter animado e no caminho, não era justo.

Mas não conseguia mais, estava esgotado, de rastos, na torre, o único sitio onde queria mesmo chegar, sentei-me, comi, ponderei, e não podia seguir.

Ia desistir, e mandar o Pedro sozinho, aquele que me acompanhava a 125km´s, tinha de seguir sozinho.

levantei-me para me despedir dele e desejar um resto de boa prova, disse-me: 

-"Podes desistir, mas tens de ter a certeza que amanhã quando acordares não te vais arrepender…"

Deixou-me a pensar, mas tinha de ser, não podia arriscar sair dali nas condições em que estava, custou-me muito, mas teve de ser.



(Chegada a Torre, km124,5)

-Boa prova Pedro, um abraço!

De manhã, ao acordar, a primeira coisa que fiz foi ver se o Pedro tinha chegado a meta, e chegou mesmo, que sensação de alivio.

De seguida, tentar colocar-me de pé, e ai, ter a certeza que não me ia arrepender de ter desistido.

E não arrependi, foi a decisão mais correta a tomar.

O Pedro chegou a meta, eu tomei a decisão acertada.

Decidi, escrever estas curtas palavras, em relação ao que se passou durante 125km e 29horas, que partilhei com ele na serra, para agradecer, todas as vezes que me levou em frente, quando eu queria ficar para trás.

(Quando o corpo desiste e a cabeça manda andar)


#NOSVAMOSLAESTAR


Sem comentários:

Enviar um comentário

Portugal 281+ Ultramarathon

Bem vindos amigos, á mágica Pt281+ Ultramarathon Sentem-se, confortáveis, vou tentar levar-vos a viajar numa das maiores aventuras qu...