Seguidores

terça-feira, 21 de maio de 2019

UTSM 2019

UTSM 2019

https://www.youtube.com/watch?v=l482T0yNkeo

 Nem sei por onde começar 😂😂😂

Talvez pelo estádio, isso, comecemos pelo estádio, de onde foi dada a partida para mais esta mega aventura. Pelas 22.00h, a melhor hora de partida de sempre para uma prova desta distância.
Muitas caras conhecidas, muitas caras felizes, muitas mais melindradas, muita gente havia por ali prestes a embarcar na sua primeira aventura de 3 dígitos, um público fogoso, estavam reunidas todas e as melhores condições para mais um memorável UTSM.

( Foto Pré-Partida, fresco e fofo )


A partida, este ano, ao contrário das edições anteriores que nos apontava diretamente para a serra escura e fria, é feita pelas principais artérias da cidade, com passagem pela Rua do Comércio, onde mesmo fora de horas, os lojistas mantinham as portas abertas, a CIDADE estava cheia de palmas para a nossa passagem, ali, cedo, percebi, este ano, ia ser diferente, e começou com o pé direito.

Bem, vou começar as lamurias, que é disso que vocês gostam, que eu sei 😎😎😎

Na cidade, cheia de caras conhecidas para mim, era fácil demais correr a 4´.30´´sem medo do que estava para vir, queria era despachar aquilo. Aqui, nesta fase, cheio de força e cagança, dizia a todos os que perguntavam, 15.00horas, 15.00 horas e devo estar em Portalegre novamente…..

-Deves, deves...

(Pela noite dentro da serra de S. Mamede)

Arranquei de t-shirt, manguitos e um casaco bem ao estilo, "folha de papel", esperava um clima tropical, e acertei, estava um verdadeiro dia tropical na Antártida 😂😂😂😂

Ao atingir Marvão, estava bem disposto, mas trazia uma estranha dor no peito, não percebia se me doía o estomago se o peito, algo muito leve mas incomodativo, em Marvão, por lapso, esbarrei num abastecimento que não era para os atletas, mas sim exclusivamente para o Staff, mas tinha tão bom aspecto, que não me aguentei, e tive de "sacar" dali umas fatias de tortilha e comer a pressa sem ninguém ver, achava eu, claro que fui apanhado e ainda levei um bom raspanete 😆
O PAC de Marvão era na rua, estava um frio brutal, não queria estar ali muito tempo, bebi uma sopinha de penalti, puxei das luvas e rumei direito a serra Fria.
A próxima barreira a derrubar seria o PAC5, no Porto da Espada, JÁ CHEIRA A AÇORDA E CANJA DE GALINHA, sentia-me muito bem nesta fase de prova, mas sabia que o esforço tinha de ser medido na conta certa, o UTSM, este ano só começava aos 60km´s, e até ao Porto da espada, existe pelo menos uma subida e uma descida demolidoras, de resto, todo o troço é relativamente fácil, ao chegar ao abastecimento, tiro pela culatra, não havia sopa 😓

Nem me sentei, entrei num café que estava junto ao abastecimento, bebi dois cafés de peanlti e segui caminho rumo a verdadeira Sierra Fria e ao Pueblo de El Pino…
Aqui, sim, começou "A ESCAVACADEIRA", quando a entrar no PAC pelo inicio da manhã, uma senhora, já de Nacionalidade espanhola, grita a minha passagem na entrada do PAC:

- TRÊ QUATRO TRÊS
- TRÊ QUATRO TRÊS

Aquilo ficou-me no sentido hã… A espanholita gritava que se fartava, o abastecimento mais parecia uma sala de bingo 😂😂😂

Um gentil voluntario, Hispânico também, dirige-se a mim da seguinte forma:
- Hola Tio que tal, vá bien?

Nasci ao lado da fronteira, desde miúdo que os oiço gritar uns com os outros, sou quase "Bilingue", e estava em Espanha, teria de falar espanhol também.
Pensei primeiramente cá para os meus botões, "porquê tio!!!, se ele nem é meu sobrinho?!"...

Mas puxei do meu melhor espanhol e de ar sério lhe respondi:
"Si, claro, só tengo as Rodilhas todas Rodidas, fuera isso, todo vá bien Sobriño"

Olhou-me de forma suspeita, talvez não fale o mesmo Espanhol que eu, mas percebeu quando lhe pedi um "cafésolo" 😂😂😂

Aqui em El Pino, comi, 1kg de gomas, sem problemas, muitas e muitas gomas, já não podia ver mais laranjas e bananas a frente ao final de tanto tempo…

Temos de seguir que se faz tarde, ai mãezinha, é por ali? Vai lá uma camisola fluorescente, tomara que vá enganado 😂

Mas não ia, não tardou nada, estava a passar por lá também, a penar, de mão no joelho e nariz apontado ao chão, pregando "coño, roder e cojones" em alto e bom som, ao fim ao cabo ainda estava em terras Espanholas…

E aqui, nesta fase do percurso, me perguntei, porque raio abriram as fronteiras??? Não fosse a liberalização e seriamos poupados a estas demolidoras subidas.

(Em Alegrete, rir para não chorar)


Ora, São Julião e São Mamede não interessam, interessa sim, o estado lastimável em que ia sair de São Mamede, já estava vencido, e completamente acabado, sabia que até Alegrete ia ser a descer, mas infelizmente, estava acabado, não tinha força, só a teimosia me ia levar a concluir a prova, tinha demasiadas dores, não poupei os pés, as unhas pareciam feitas de cristal, prestes a partir a cada passada que dava, mas ia seguir caminho até Alegrete.

Chegado a Alegrete, conheço o caminho de cor e salteado dali para a frente, e F0dss€, aquilo é um quebra costas dos grandes, demorei séculos a progredir, perdi as forças até para trotar a descer, perdi posições, a vontade e o ânimo, restava-me a teimosia para não desistir ali, no rabo da coisa…
O caminho para o Reguengo é duro, estava numa fase do percurso onde não aparecia ninguém, seguia sozinho, aborrecido e desmotivado, e sabia o que estava a espera, a BESTA, a temível BESTA, num abastecimento intermédio, antes de a enfrentar, sentei-me numa cadeira, olhei para o dorsal, para o relógio, e disse a mim mesmo:
-Está na hora de desistir, não aguentas mais, já fizeste o que estava além das tuas capacidades, vai de carro, a prova termina aqui…
Cheguei a dizer a um colaborador que estava no PAC, que ia ficar ali, mas não me conformava, não sabia como assumir uma desistência de algo que queria muito…
Respirei, ponderei, fiz-me teimoso, levantei-me e disse-lhe, SÓ PARO NA META, apontei-me a subida e passados 300 metros, achava que devia voltar para trás, mas queria seguir em frente, sabia que tinha de afastar-me dali depressa para a vontade de voltar não ser nenhuma, ei-la, a BESTA…

(a BESTA, onde a fotografia não lhe faz jus ao nome)

Mãos nos joelhos, quando chegares lá acima podes finalmente sentir o sabor da medalha de cortiça ao peito, aqui, ofendi este mundo e o outro, devia ter ficado lá atrás, mas agora já não compensa 😂😂😂

(A meio da Besta, não há foto que a descreva)


A besta está dominada, no reguengo, só reabasteço de água e ponho-me ao caminho, cheirava a meta, era minha, estava feita, arrancada a ferros, custosa até ao osso.
O caminho até a meta, foi duro, sofrido, estraguei os pés de verdade, mas cheguei, mas cumpri, mas consegui.
Consegui mais uma medalha, mais uma aventura, uma história, e consegui divertir-me a brava.

A verdade é só uma, a prova é difícil, não é extrema, ainda, mas é muito, muito difícil, podia inventar mil desculpas para não ter feito as 15.00h a que me tinha proposto, mas a verdade é só uma, não tive nem pernas, nem peito para ela, o UTSM esteve por cima do primeiro ao ultimo km, não foi brando comigo, substimei-o, acabei por pagar a fatura carissima.

Juro que nunca mais lá volto, pelo menos hoje, juro que nunca mais lá volto 😂😂😂😂

Foram 20 horas, muito compridas...

UTSM, até que eu me esqueça 😁



#NOSVAMOSLAESTAR

6 comentários:

  1. melhor bloguer do mundo e orredores:D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não faço a mais pequena ideia de quem sejas, mas obrigado pela motivação.

      PS: Serás tu, um cheff a beira da aposentadoria?

      Eliminar
  2. Nem sei o que custa mais se a escrita se a corrida :)

    ResponderEliminar
  3. Parabéns amigo pela tua força, grande prova do querer do chegar ao fim, de quer ver a tal linha, que todos sonhamos ver sempre que partimos para uma prova, és máquina mais uma vez muitos parabéns!!!
    Parabéns também pelo blog está top, continua 💪💪💪

    ResponderEliminar

Portugal 281+ Ultramarathon

Bem vindos amigos, á mágica Pt281+ Ultramarathon Sentem-se, confortáveis, vou tentar levar-vos a viajar numa das maiores aventuras qu...