Seguidores

terça-feira, 9 de julho de 2019

Only About Shoes

O meu primeiro artigo "Des"Cientifico.




Estou em casa, desocupado, com mais tempo para navegar na web e permitir-me ser envenenado por uma mão cheia de cientistas, Licenciados em Podologia Forense, pela Universidade Estatal da África do Sul…

Malta, o tema a abordar, são sapatilhas, a minha praia, pois, devo ser um "devorador" de sapatilhas, para terem noção, em 2018, precisamente 13 pares de sapatilhas, nenhumas delas, de marcas marteladas. Entenda-se por marteladas, Kalenji "os pés" e Crivit"ão" fricção.

Bem, não vamos mencionar marcas, se não acabo com um problema de suspensão do Blogue e isso não seria bonito.

Como escolher as sapatilhas mais adequadas para pratica da modalidade, vou fugir do "nome" atletismo e utilizar apenas, o Trail Running e a Estrada, para facilitar a compreensão.

As marcas, hoje em dia vendem-nos as sapatilhas baseadas na imagem de grandes atletas e embaixadores, que fazendo bem o seu papel, com umas sapatilhas Grátis, vão fazer a prova X ou Y e chegam lá, ganham fácil, e bumbas, toca a publicitar isto, e nós, felizes por saber que existe ali uma sapatilha com menos 10 gramas que as nossas actuais e com um poder mega-ultra-super-grip, que agarra até em cima de manteiga, recorremos as nossas melhores poupanças, damos o braço a torcer, e bumbas, mais uma discussão com a mulher e chegam umas sapatilhas novas de 120€, muito bonitas, de cores berrantes, super ultra-sonicas que a única coisa que nos fazem melhorar é o ego no primeiro treino entre amigos, porque depois de passarem por uma poça de lama, jamais serão as melhores sapatilhas de sempre.

Sapatilhas de Trail Runnig, Pataus, como eu gosto de lhes chamar:

Primeiro, teremos de saber se aquela sapatilha bonita, é de facto para correr 100km´s, ou mais, pois provavelmente, se são muito bonitas, nem devem ser de Trail.

O tamanho, sendo as sapatilhas para mim a peça mais pessoal nesta modalidade, recomendo que EXPERIMENTEM sempre antes de comprar, eu assim de caras, recomendo sempre, uma sapatilha com mais 8 mm de comprimento, do que o comprimento total do vosso pé, mas, ATENÇÃO. Eu tenho sapatilhas com mais 12mm, sobre o comprimento total do meu pé, já me adaptei  e prefiro jogar pelo seguro, isto sempre baseado nas distâncias que pretendo fazer.
Tomem nota e aprendam a comprar as sapatilhas de corrida em centímetros, pois de entre marcas, o tamanho europeu "EU", pode ter diferentes medidas quando aferidas em centímetros.

O Drop da sapatilha. O QUE É ISSO? 

Em bom Português, o Drop não é nada mais que a diferença de altura na sola do sapato da zona do calcanhar, para a zona plantar.

Exemplo:

- Altura do calcanhar do sapato 18mm;
- Altura da zona plantar do sapato 10mm;
-Conclusão, drop total de 8mm;

Agora que já sabem o que é isso do Drop da sapatilha, nem por acaso, 8mm, é o que recomendo a todos os atletas e amigos que a mim se dirigem, pelo menos numa fase mais inicial da corrida, isto nas sapatilhas de Trail, pois acho ser o mais "confortável" para a maioria das pessoas, existem exceções, claro.

Resumo, queres umas sapatilhas de Trail:

1º-Experimenta, sempre que possível;
2º- Procura adquirir uma sapatilha com um comprimento ligeiramente superior ao tamanho do teu pé;
3º- Faz o que eu digo, não faças o que eu faço, mas arrisca nos 8mm de Drop;

Marcas de Sapatilhas.

Aqui neste ramo, e sabendo que é um mundo perigoso, vou ser curto nas palavras, não vá um dia a Salomon ou a Hoka recusarem-me um patrocínio de 20000€ anuais por eu dizer mal das sapatilhas deles aqui 😂😂😂

A Salomon e a Hoka DE TRAIL, estão na mira da maioria dos atletas, porque?

Porque viajam nos pés dos melhores e mais rápidos atletas de todo o mundo.

E são muito boas, aliás, talvez as melhores do mercado, isto é, se tiveres 130/140€ para gastar de 45 em 45 dias, ou se fores um daqueles nabos que treina com umas sapatilhas todas rotas de 50€ e tem no armário uma destas sapatilhas para levar apenas á prova e fazeres um figurão com aquela perneira rosa choque que utilizas nem sabes bem para quê, ah, e acabas em 150 e tal da tabela….

Pois, como eu gosto de lhe chamar, são sapatilhas de alta performance, desenhadas para correr distâncias de 100km´s, mas em 10 HORAS, 11 ou 12, NO MÁXIMO, não são para ti, que vais fazer esses mesmos 100km´s em 24 horas ou mais, SÃO BOAS, ALIÁS, MUITO BOAS, mas dentro dos parâmetros de utilização que a marca recomenda.

Percebem a diferença agora?

Boa, AINDA BEM QUE NÃO!!!

Agora, o que é que eu vos recomendo?

Só espero que isto chegue ás mãos certas e eu ainda venha a assinar um contrato com a marca que me permita receber umas sapatilhas de GRAÇA, ou duas 😎

La Sportiva, Scott "UltraRC" Só.

São mais pesadas que a maioria, até nem são tão "Tchadã", é difícil arranjar uma roupinha que faça jeito com uma sapatilha destas, mas percebam, aqui existem várias vantagens;

-Conforto;
-Segurança;
-DURABILIDADE;

E não têm de hipotecar a casa, pois com um par ou dois, fazem o campeonato sempre com umas sapatilhas com bom aspecto, e CONFORTÁVEIS.

O que é que está no topo das minhas escolhas?

La Sportiva Akasha

-São bastante confortáveis no pé, têm uma boa base de suporte na zona plantar, onde o pé não fica apertado e os dedos não precisam de subir uns para cima dos outros.
São pesadas, são, ligeiramente acima da média, mas se querem conforto, aprendam a abdicar do lugar 151 na tabela da prova pelo 152;
Escolham uma cor mais clara, os tecidos superiores para lhe oferecerem mais alguma robustez tornam-se ligeiramente mais quentes, evitável com uma cor mais clara;

Scott Ultra RC

-Primeiro, são bonitas que dói 😍😍😍
Têm uma sola, que se agarra até em cima de manteiga, as malhas superiores requerem algum carinho para se fazerem ao pé, e o tamanho da sapatilha tem de ser bem escolhido, pois aqui existem algumas diferenças, não se deixem enganar.
Também não são "peso-pluma", mas lá está, querem conforto, habituem-se a ficar em 152 da tabela.

Já é tarde, não vou falar de sapatilhas de estrada, fica para outro dia, de qualquer das formas já arranjei aqui discussão para um par de semana.

Se precisarem de ajuda, não hesitem em mandar mensagem para a página do #NOSVAMOSLAESTAR no Facebook.

LINK: https://www.facebook.com/NosVamosLaEstar/

Boas corridas

#NOSVAMOSLAESTAR






Sem comentários:

Enviar um comentário

Portugal 281+ Ultramarathon

Bem vindos amigos, á mágica Pt281+ Ultramarathon Sentem-se, confortáveis, vou tentar levar-vos a viajar numa das maiores aventuras qu...