Seguidores

domingo, 21 de julho de 2019

Ultra Trail Douro Paiva SkyRunning

Tinha duas respostas.

Para duas perguntas, que o Speaker não se atreveu a fazer…

Mas já lá vamos, agora, vamos ao purgatório!

Montemuro é isto, é aquilo, é o outro, o diabo a sete, quem lá vai, não vem o mesmo, dizem ter a capacidade de te engolir, mastigar, e quando nada de ti sobrar, deitar-te fora.

Então vamos a isso, vou começar já com os bastões abertos, aqui pelo gráfico isto começa a subir.

06.00h da manhã, fresquinha, mas que apontava para um dia de torradeira, passado numa serra despida de vegetação, forrada a pedra, disforme.

A saída da vila, é fácil, mas todos queriam correr muito, e depressa, não percebi bem porque, fiz os primeiros 3 ou 4 km´s no "Cú da coisa", até ouvir falar em barreiras horárias apertadas, bem como os single track´s em que a prova se desenrolava, comecei a achar as barreiras horárias curtas também, mas havia de surgir a oportunidade de correr e aproveitar para ganhar tempo.

Uma ribeira, gelada, pelas 07.00h da manhã, com um caudal, que colocava os C...ões* de qualquer atleta com 1.80 m de molho, ESPETACULO, não era para atravessar, era mesmo para percorrer 1km serra acima dentro da ribeira, até os pés deixarem de se sentir e as cãibras chegarem a barriga, "estes gajos são maus"! 

Havia ali um abastecimento o km 11.5, mas ou ia a dormir ou tão depressa que passei e nem o vi, mas sem problema, o que não faltavam era povoações habitadas na sua maioria por vacas e galinhas, seguramente me desenrascavam uma pinga de água em momento de aperto, ao fim ao cabo o abastecimento seguinte seria logo ao km 16, após uma P##A** duma subida esmagadora, além ao longe vê-se uma tenda da Redbul, seguramente foi a voar, pois ali, naquele sitio, só a pé ou de vaca lá se chegava…

Erro brutal, laranja, mel e 3 latas de redbull 😅😅😅 como se nunca tivesse bebido daquilo, e sabendo o mal que me faz, mas estava fresquinho. Saído do abastecimento, tínhamos uma pequena ascensão que nos colocava acima do nível das nuvens e em seguida nos mandava serra abaixo durante 9 km´s em direção ao próximo abastecimento, aproveitei que ainda tinha o gostinho do redbull na boca para acelerar um bocadinho, e a descer…. Laranja, mel e redbull, imaginem tudo numa panela de pressão, só que aos trambolhões, isso mesmo, era assim que ia a minha barriga, para baixar fervura, mais agua para dentro do estomago 😅




A coisa ia-se a fazer, ainda não tinha sido ultrapassado por ninguém, e já tinha ultrapassado uma boa mão cheia de Walker´s que por ali andavam, sabia o fim daquilo, ia ser a laranja e o redbull em cima dos ténis, mãos nos joelhos, e ser ultrapassado por este mundo e pelo outro, sempre acompanhado pela célebre frase: "Está tudo bem? Precisas de alguma coisa? Então até já!"

Mas não, aquela "michelania" dá a volta a barriga mas ajuda, ora ai está, com as unhas dos pés a gritar socorro, entro no abastecimento de Bustelo, havia lá mais redbull, mas decidi deixar para quem viesse atrás, não queria perder muito tempo ali, sentia-me bem, queria progredir mais depressa, ia em direção a Tendais, que supostamente ficavam a 9km dali, com uma ascensão no caminho que fazia mandar a toalha ao chão qualquer bom atleta, o percurso nesta fase era fácil, muito desnível para ultrapassar, mas na sua maioria sempre em estradas de fácil piso. Os 9 km´s passaram e o abastecimento, nem vê-lo, nem a água nos bidons de via, a coisa estava a doer de verdade, 10, 11, 12, será que passei mesmo pelo abastecimento sem o ver? Não, encontrei um outro atleta, que também vinha a rezar a mesma oração que eu, Cab##es, Filhos da P##A, percebi logo que o abastecimento havia de aparecer mais tarde ou mais cedo 😂😂😂

De 9, foram 14, doeram…

(Foto Susana Luzir)

Bem, daqui até as Portas de Montemuro são 17km´s? DE CERTEZA???

Vejam lá…

Aqui, foi o desastre na terra, estava bem, tinha força, queria correr, mas o piso não deixava, era pedra plantada atrás de pedra, progredia o mais depressa que conseguia, mesmo mal, percebi que chegava para continuar a ganhar posições, a serra tinha esmagado os que por lá sobravam, metade, aqui, já tinham desistido…

Cá vamos nós outra vez, 18, 19....

Uma meia maratona, sem água nos últimos 4 km´s, não se faz, é Bárbaro.

No abastecimento, salvava-se a cara das voluntárias, que rapidamente diziam, somos só voluntárias 😂😂😂

Nem para discutir servem nesse caso, mas não têm culpa, com uma fatia de melancia e uma agua fresquinha e estão perdoadas, mas olhem, vai haver mais surpresas???

- Não, não!

Só uma cauda de prova DEMOLIDORA, aqui, nesta fase de prova, ligo a minha senhora, que por falta de um dos objetos obrigatórios no kit foi impedida de entrar na manga de partida, a dizer que ia demorar. E ai, nasce uma alma nova, quando ao telemóvel me diz que ainda só chegou um atleta do meu escalão, OPAAAAAA, quais dores qual quê, eu queria era chegar a meta depressa e trazer uma "merda" qualquer para casa para festejar aquela sova que estava a levar 😂

(Foto Matias Novo)

Tinha duas respostas.

Para duas perguntas, que o Speaker não se atreveu a fazer…

Couvelas, a supostamente 8 km da meta, havia lá uma massinha sobrada do almoço de alguém, que me soube como se tivesse sido feita para mim, pena estar á mesma temperatura da água da ribeira. A pisar mal e a dizer mal a vida, mas com umas ganas de correr brutais, preparo-me para sair, quando:

"Opa, a andar assim não sei se chegas lá a horas, esse bocado é muito duro, vê se não é melhor ficares aqui!!!"

- Já acabaste a prova?

-"Não, desisti aqui, mas estive cá o ano passado e sei o que falta"

-Então treina, para o ano que vem ver se chegas ao fim, saúde 💪💪💪

O gajo tinha razão, sensato teria sido ficar ali 😂😂😂 mas vamos embora, este troço da prova é LINDO, muito duro, exige forças que já não há,e amplitudes que já ninguém alcança ali, sempre junto a uma ribeira de água translucida, e é o fim, o fim custa sempre menos. Sabia que ainda havia um abastecimento antes da meta, não tinha intenção de parar.

Mas havia "Arroz de Aba", lamentavelmente á mesma temperatura também da água da ribeira, mas era melhor que nada, falavam-se nuns últimos 3 km sempre a subir, havia que ter forças.

Saio sem perder muito tempo, tentava apanhar dois atletas que tinham saído do abastecimento quando eu cheguei, a meio de uma subida ingreme, ao cruzar-me com uma senhora de idade que por ali passeava um cão com cornos, faço-lhe a pergunta proibida.

"Ainda falta muito para Cinfães?"

-SIMMMMMMM

"E é a subir?"

- É sempre a trepar menino!

😧😧😧

2.7km, sem assentar calcanhar no chão, Ei-la, a vila, de Cinfães.

Abre passo, voa até a meta.



2º Classificado Esc. Sen. Masculino

79.97km
4400mD+
12.57h 

De uma festa do caraças.


Tinha duas respostas.


Para duas perguntas, que o Speaker não se atreveu a fazer…

Supostamente a minha chegada, estava prevista assim:

Speaker: - Então o que é que achou da prova?

#NOSVAMOSLAESTAR: - FILHA da Puta!

Speaker: - E do percurso, o que achou do percurso?

#NOSVAMOSLAESTAR: - FILHO da Puta!

Obrigado UTDP

#NOSVAMOSLAESTAR









Sem comentários:

Enviar um comentário

Portugal 281+ Ultramarathon

Bem vindos amigos, á mágica Pt281+ Ultramarathon Sentem-se, confortáveis, vou tentar levar-vos a viajar numa das maiores aventuras qu...